24 março 2005

América!

A nova pérola da Globo se chama "América". A última, a tal da "Senhora do Destino" deu aulas de como se roubar um bebê na maternidade - com certeza, muita gente insana aprendeu direitinho - e essa também cumprirá a sua função social: ensinar sonhadores a atravessar ilegalmente para os Estados Unidos. Os americanos realmente andam merecendo muitas homenagens, principalmente do nosso país. Tem até certa coerência, já que um dos temas desse novo trabalho são rodeios - um dos parentes próximos dos touros está na cadeira principal da casa branca; irá ficar feliz em ver seus primos atuando em uma novela do horário nobre brasileiro.
Fato é que escolheram a "atriz" certa para o papel de garota sonhadora que sonha em morar no exterior, para não passar mais necessidade e blá blá blá... E o que é pior de tudo: será sucesso praticamente garantido, um enlatado do jeito que os yankees adoram ; brasileiro adora imitar americano. Enfim... Tudo a ver.
Provavelmente esse tenha sido um dos maiores equívocos sociais da Rede Globo nos últimos anos. Enaltecer a América e colocar a auto-estima do brasileiro, que já está quase embaixo do bueiro, é difícil de entender. Colocaram o grande marketeiro Jaime Monjardim para dirigir e garantir um sucesso tão grande como o da patética "Terra Nostra". Nem ver os olhos lindos de Ana Paula Arósio valia pena. Essa agora tem Cléo Pires passeando de biquíni lindamente - nessas horas valeria até gravar as cenas.
São pouquíssimas coisas que valem a pena assistir hoje em dia na televisão. A Rede Cultura e a MTV ainda possuem certa atitude e doses repentinas de criatividade, mas no geral a coisa anda ruim de doer. Sorte de quem tem canal fechado e não precisa ter que aturar Fausto Silva e Gugu Liberato, por tédio, falta de opção ou uma tentativa de suicídio lento. A ignorância da população em vez de ser combatida é reforçada. Coisas do capitalismo... A mídia detém um poder inacreditavelmente manipulador e abusa disso. As poucas campanhas que estimulam a leitura normalmente são toscas, exatamente iguais à intenção de quem as cria. Uma rara exceção é a feita recentemente pela MTV, "Desligue a televisão e vá ler um livro", que é bem interessante. Mas ainda é muito pouco, muitas vezes é a vontade dos anunciantes que prevalece e ajuda a prostituir ainda mais os meios de comunicação.